terça-feira, 21 de julho de 2009

HERCULANO DE CARVALHO - ESCOLA DE EXCELÊNCIA

A Escola Secundária Professor Herculano de Carvalho está situada na zona Oriental de Lisboa, mais concretamente na Freguesia de Santa Maria dos Olivais, bem perto do Parque das Nações, onde se realizou a Expo 98. Está, portanto, bem localizada do ponto de vista geográfico.

Inaugurada em 1984, comemorou agora 25 anos. Inicialmente foi-lhe atribuído o nome Escola Secundária N.º 2 dos Olivais, o qual foi substituído pelo do actual Patrono. Esta é uma questão central como veremos mais adiante. Este facto, entre outros que julgo pertinentes, levou-me a escrever este texto.

Cheguei a esta Escola em 1989, para realizar o meu Estágio como Professor Estagiário do Grupo 10º B, o Grupo de Filosofia. Por lá continuei no Ano Lectivo seguinte. Em 1982 fui colocado na Escola Secundária de Santo André, no Barreiro, devido à profissionalização. Mas no ano seguinte já estava novamente na Herculano de Carvalho.

Habituei-me a ver a Herculano de Carvalho como uma Escola de Excelência e de Rigor. Aliás, este é um aspecto que se ouve junto da comunidade. É vulgar ouvir que esta Escola é exigente e com bom ensino. E a fama é transversal a toda a população. Mesmo entre docentes, como já vi na blogosfera.

Muita coisa mudou nestes 25 anos. E a Herculano também. A primeira grande transformação ocorreu durante o mandato do Ministro da Educação David Justino. A Herculano de Carvalho, que só tinha Ensino Secundário, passou a ter 3º ciclo de escolaridade, facto que alterou, e muito, o paradigma do "aluno tipo" até então vigente nesta Escola.

No decorrer do presente Ano Lectivo, nova mudança, esta muito mais profunda. A Escola Secundaria Vitorino Nemésio vai ser encerrada e a sua comunidade escolar vai ser transferida para a Herculano de Carvalho, que entretanto vai entrar em obras de remodelação.

E aqui chegados eis a questão. Em reunião de professores de ambas as Escolas, o actual Presidente da Comissão Administrativa Provisória deixou para breve a discussão em torno da mudança do nome do Patrono. Não sei o que acontecerá, mas sei que a Herculano de Carvalho ficará para sempre como Escola de Excelência.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta escola é a melhor das melhores!

Anónimo disse...

Era caraçho