quarta-feira, 16 de julho de 2008

HOLISMO e ECOLOGIA

Com o tema Holismo e Ecologia pretende-se dar uma visão holística da realidade. Como sabemos, o homem está em constante interacção com o meio ambiente. Por outro lado, existem diferentes contextos de existência dos indivíduos. Assim, pode dizer-se que os seres humanos vivem em múltiplos contextos e que o desenvolvimento depende das características dos contextos, bem como das características bio psicológicas dos indivíduos.

Existem várias teorias acerca do desenvolvimento. Correntes como o Maturacionismo e a Psicanálise, que põem a ênfase na componente biológica e maturativa, como o Behaviorismo, que põe a ênfase nas componentes ambiental e social ou ainda o Construtivismo e a Teoria Psicossocial, que enfatizam as componentes biológica e social. Mais recentemente surgiu o "modelo ecológico do desenvolvimento", perspectiva desenvolvida por Urie Bronfenbrenner.

Estamos perante uma nova perspectiva, na qual se destacam os seguintes vectores temáticos: desenvolvimento em contexto e ecologia do desenvolvimento. O termo ecologia refere-se ao contexto, isto é, ao meio situacional em que a pessoa ou organismo vive, ou ao qual está ligado. Quanto ao desenvolvimento humano, este é o conjunto de processos através dos quais as particularidades da pessoa e do ambiente interagem para produzir constância e mudança nas características da pessoa no curso da sua vida.

Bronfenbrenner designou o modelo explicativo do desenvolvimento como “teoria ecológica do desenvolvimento”. Esta teoria, porque inspirada no Holismo, é uma concepção holística, sistémica ou ecológica. Holismo é, etimologicamente, um vocábulo formado a partir do grego holos e pode traduzir-se como “todo inteiro”. O conceito Holismo traduz a ideia segundo a qual as propriedades de um sistema não podem ser explicadas pela soma dos seus componentes. Opõe-se ao Reducionismo mecanicista e ao Atomismo e vê o mundo como um todo integrado, como um organismo.

Desenvolveram-se várias teorias filosóficas de cariz holístico baseadas nos pressupostos da evolução emergente. Jean Smuts definiu Holismo como: “A tendência da natureza a formar, através da evolução criativa, todos maiores que a soma das partes”. O Holismo tem sido utilizado por pensadores das áreas de Biologia, Psicologia e Física. Em todas elas, o objectivo é considerar algumas realidades primeiramente como “globalidades” ou “totalidades” e só depois como compostos de certos elementos ou membros. Um bom exemplo disso é a máxima do Gestaltismo que refere: o Todo é qualitativamente diferente da soma dos seus elementos.

No modelo ecológico de desenvolvimento holístico, o organismo humano é multidimensional, existindo uma interacção entre a pessoa e o seu meio ambiente. Neste sentido, podemos postular o seguinte princípio: cada indivíduo é reconhecido como um sistema integrado. Remover qualquer parte desse sistema, requer um reajustamento de todo o sistema. O efeito, de longo ou curto prazo, dependerá da importância da parte removida bem como da habilidade do sistema para se ajustar à parte em falta.

Sem comentários: